quinta-feira, 16 de junho de 2016

ACADEMIA DE ESCRITORES DO LITORAL NORTE

AELN- Academia de Escritores do Litoral Norte possui como objetivos:1) A valorização e promoção da literatura produzida por escritores vinculados ao Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul;2) O apoio e estímulo a novos escritores;
3) A divulgação da cultura escrita e o estímulo ao prazer da leitura;
4) Apoio para novas publicações.



Em abril de 2007, por ocasião da 1ª Feira do Livro de Capão da Canoa organizou-se o 1.º Encontro de Escritores do Litoral Norte visando agregar os escritores, e levantar propostas para se ampliar os debates entorno da produção literária dessa região. Na pauta, estava a discussão sobre como promover a cultura do livro no Litoral Norte/RS, a possibilidade da produção de livros artesanais, a divulgação da cultura e do livro, entre outros. Foram os idealizadores desse evento Mariza Simon dos Santos e Sérgio Agra, membros do Conselho Municipal de Cultura de Capão da Canoa.
Devido ao êxito do primeiro encontro, e visando evoluir em suas propostas, os seus organizadores marcaram uma segunda reunião para o dia 02 de junho de 2007, tendo por sede, dessa vez, a cidade de Osório. Dos inúmeros assuntos tratados, ficou evidente a necessidade de um fortalecimento dos autores locais numa associação de escritores, através da qual, se pudessem captar recursos para a editoração e promoção do livro. Surge, então, a proposta da historiadora Marina Raymundo, de Osório, na possibilidade da AEC – Associação de Estudos Culturais, entidade já existente no município, e atuante na área da cultura, assumir um Departamento de Escritores do Litoral Norte.
A reunião dos escritores do litoral, no dia 07 de julho, ocorreu nas dependências da FACOS/CNEC em Osório, onde a diretoria da AEC e os escritores presentes, formalizaram a criação do Departamento de Escritores do Litoral Norte. Destacou-se, naquele momento, a relevância da função desse Departamento para a comunidade litorânea, proporcionando visibilidade aos escritores e suas obras. Na mesma ocasião foi escolhida a primeira diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário