terça-feira, 21 de junho de 2016

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS


Aconteceu nesta última quinta-feira dia 17 de março de 2016, no saguão da Casa de Cultura Erico Verissimo, a inauguração da exposição MULHER, organizada por Fabiana Sterenberg, Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Capão da Canoa - COMUC e que apresenta um coletivo artístico produzido pela gente da nossa terra, do nosso litoral norte. Nossos agradecimentos a todos os participantes deste evento, em especial a todas as mulheres, que abrilhantaram ainda mais esta belíssima ação cultural de Capão da Canoa!





























Recebemos neste último sábado dia 12 de março de 2016, no saguão da casa de Cultura Erico Verissimo, a visita da turma de alunos da Escola Municipal Osvaldina Batista da Silva, de São Borja, que estavam de passeio pelo nosso litoral e aproveitaram para conhecer um pouco das nossas ações culturais... nossos agradecimentos ao Diretor da escola Sr. Clair Santos dos Santos e a professora que formalizou este encontro, professora Laudiceia, bem como aos pais, alunos e professores que se deslocaram da tão longe e nos proporcionaram uma manhã cultural tão agradável.

Agradecemos, também, a presença da Fabiana Sterenberg, Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Capão da Canoa - COMUC, e em especial do Artista Plástico Luis Carlos Caetano, o CAÊ, pela sua generosidade em contar a sua experiência artística e um pouco da sua experiência com a exposição "Polocromia dos Guarda-Sóis", ainda disponível para visitação no saguão da Casa de Cultura Erico Verissimo.









Aconteceu na última sexta feira dia 15 de janeiro de 2016, as 19:00 horas, no saguão da Casa de Cultura Erico Verissimo, a abertura oficial da exposição "POLICROMIA DOS GUARDA-SÓIS - UM OLHAR POÉTICO E MULTICOLORIDO SOBRE AS PRAIAS GAÚCHAS", apresentado pelo artísta plástico Luiz Carlos Caetano - Caê, que traz, além de uma belíssima galeria de obras, réplicas miniaturizadas das casinhas de salva-vidas. Uma verdadeira linha do tempo histórica e poética... realmente uma exposição ímpar e muito especial...agradecemos a todos os presentes nesta fantástica viagem no tempo!


























Aconteceu nesta última sexta-feira dia 09 de outubro de 2015, no saguão da Casa de Cultura Erico Verissimo a inauguração da exposição "MAR" do artistas plásticos Neri Luiz Cappellari e Dolores Cappellari, que contou com a presença e prestígio da comunidade artística caponense.A ação cultural é uma realização da Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do Departamento de Cultura de Capão da Canoa.





























ACONTECEU NA TARDE DE TERÇA-FEIRA DIA 07 DE JULHO A EXPOSIÇÃO DE ARTE DA ESCOLA INFANTIL ESTRELINHA DO MAR, SEGUIDA DE APRESENTAÇÃO TEATRAL DA PROFESSORA NADINE MOTTA. REGISTRAMOS OS PARABÉNS A TODA A EQUIPE DESTA INSTITUIÇÃO PELO EXCELENTE TRABALHO REALIZADO!














Aconteceu na última segunda-feira dia 11 de maio, no auditório da Casa de Cultura Erico Verissimo, o ENCONTRO LUSO-AÇORIANO-GAÚCHO DE CULTURA DA SALA AÇORIANA DA CAPÃO DA CANOA, Organizado pelo Departamento de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação de Capão da Canoa e o Instituto Cultural Português de Porto Alegre. Vários professores da rede escolar municipal puderam acompanhar o lançamento do livro "AÇORES - NOSSAS ORIGENS NAS ILHAS DE ENCANTO", com a presença das professoras organizadoras do projeto Adriana Soares, Lucélia Adami Nunes e Conceição Benta dos Santos, além do Presidente do Instituto Cultural Português António Filipi Neiva Soares, sua esposa e pesquisadora Santa Inèze da Rocha e o fotógrafo José Ademir Alves. A prefeittura de Capão da Canoa se fez representar pela Secretária de Educação Lavina Dias de Souza, a Supervisora Pedagógica da Secretaria de Educação Fátima Lisiane da Silva e a Coordenadora das Bibliotecas do Município Patrícia Souza Cerezer.























MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

















Programa Mais Cultura na Escola

Sendo realizado na E.M. Mario Curtinove, envolve alunos de 10 a 12 anos em oficinas de Escultura, Pintura e Reciclagem de Papel.

A oficina de escultura e modelagem usa o barro como material para a realização de máscaras e totens com os alunos. A oficina de papel reciclado produz papéis a partir de sacos de cimento, jogados fora pela construção civil de nossa cidade. Sobre esse papel reciclado são feitos os trabalhos de pintura, utilizando materiais como nanquim, aquarela e giz pastel.

O trabalho realizado nas oficinas propicia aos alunos além de conhecimento teóricos e práticos sobre a arte, elementos para conscientização ambiental, na medida que busca no lixo da construção civil (sacos de cimento) o material que vai servir de suporte para o trabalho artístico.

Além disso, é proporcionado aos alunos uma integração com o Ateliê do artista plástico Clóvis Wolkemer, localizado no distrito de Arroio Teixeira/ Capão da Canoa, onde são feitas atividades ligadas às oficinas 
Como resultado, os alunos aprendem a se expressar através de sua arte, passando a olhar o mundo de uma forma muito mais crítica e reflexiva.

O Programa é patrocinado pelo Ministério da Cultura/Educação, com apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria de Educação.

Oficineiros: Clóvis Wolkmer e Ana Beatriz Fioravante.

Período da Exposição: De 10 a 17 de dezembro de 2014 na casa de cultura Erico Verissimo.










  

ARTISTA PLÁSTICA E ESCRITORA SILVÂNIA MARIA ANDERSON – MEMBRO DA ACADEMIA DOS ESCRITORES DO LITORAL NORTE GAÚCHO DESDE MARÇO DE 2012. UTILIZA NESTA EXPOSIÇÃO A TÉCNICA DE PINTURA A ÓLEO RETRATANDO A LAGOA DE OSÓRIO E FLORES LOCAIS. AS TELAS ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA VISUALIZAÇÃO NO SAGUÃO DA CASA DE CULTURA ERICO VERISSIMO DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO.

  Silvania Maria Anderson

(51) 9552-0000

 silvaniamanderson@yahoo.com.br

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário